O projeto europeu “Narrativas Afro-Europeias” vai assinalar o Dia Mundial da África, dia 25 de maio (13h00), com o lançamento de um Workshop Digital. O início do evento, que decorrerá na Biblioteca FCT – Universidade Nova de Lisboa (Campus Monte da Caparica), conta com a presença de Maria Teresa Cruz, investigadora responsável.
No final da tarde, o programa prossegue com uma conversa em que participam parceiros e convidados do projeto da área da cultura e das artes (literatura, cinema e teatro): John Pitts (Afropean, UK), Kalaf Epalanga, Kiluange Liberdade e Zia Soares (Teatro Grot).
O Workshop “Narrativas Afro-Europeias” tem como objetivo a produção de narrativas digitais sobre memórias e estórias de ligação com países e culturas africanas e também estórias atuais de convívio e diálogo cultural (através de usos e gostos, da música e da dança, da literatura e do cinema, etc.).
Uma iniciativa do projeto Europeu “Narrativas Afro-Europeias” que tem como objetivo central a criação de uma plataforma web aberta à contribuição de narrativas relacionadas com a experiência e a cultura afro-europeias.
O projeto “Narrativas Afro-Europeias” insere-se no Programa “Europa Para os Cidadãos” da UE e na “Década Internacional da Afro-descendência” (2015-2024), proclamada pela ONU.
Os participantes deste Workshop ficarão habilitados ao Prémio de Mobilidade Europeia “BEST African-European Narrative”.
Entrada livre, sujeita a inscrição obrigatória para afroeuropeannarratives2017@gmail.com
Co-organização:
FCSH NOVA | ICNOVA
PRSD – Provedores de Respostas Sociais Para o Desenvolvimento
Projeto Co-financiado pela União Europeia | EACEA – Europa para os Cidadãos.