Convite (3 Junho) – Comunidade-AFRO-Europeia (NOVA FCSH)

Convite (3 Junho) – Comunidade-AFRO-Europeia (NOVA FCSH)

O projeto NARRATIVAS AFRO-EUROPEIAS convida para o seu Encontro Final, no dia 3 de Junho, com início às 14h30 e Palestra de Encerramento pelo Professor Boaventura Sousa Santos, pelas 17h30.

Iniciado no dia 25 de maio de 2018 (Dia da África) o Ciclo de Debates NARRATIVAS AFRO-EUROPEIAS procurou inscrever a presença de África em problemáticas da sociedade portuguesa e da Europa. Encerrando-se próximo do dia 10 de Junho, interrogar-se-á agora também a narrativa nacional, num exercício de “outrar” Portugal, tomando um termo de Fernando Pessoa. No centro deste encontro estará a ideia de uma comunidade da diversidade e da cidadania

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos é  Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas (ERC): definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo.

Temas de pesquisa: Epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos. O seu trabalho tem sido publicado em português, inglês, italiano, espanhol, alemão, francês, chinês e romeno

Livros (Inglês)

– The End of the Cognitive Empire: The Coming of Age of Epistemologies of the South. Durham and London: Duke University Press, 2018.

– Decolonising the University. The Challenge of Deep Cognitive Justice. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2017.

– If God Were a Human Rights Activist. Stanford: Stanford University Press, 2015.

– Epistemologies of the South. Justice against Epistemicide. Boulder/Londres: Paradigm Publishers, 2014.

– The Rise of the Global Left. The World Social Forum and Beyond. Londres: Zed Books, 2006. Também publicado em chinês por Shanghai Bookstore Publishing House, 2013.

(…)

Livros (português)

– Na oficina do sociólogo artesão. Aulas 2011-2016. São Paulo: Editora Cortez, 2018.
– Construindo as Epistemologias do Sul. Antologia. Vol I. Buenos Aires: CLACSO, 2018.
– Construindo as Epistemologias do Sul. Antologia. Vol II. Buenos Aires: CLACSO, 2018.
– O fim do império cognitivo. Coimbra: Almedina, 2018.
– Pneumatóforo. Escritos Políticos, 1981-2018. Coimbra: Almedina, 2018.
 Esquerdas do mundo, uni-vos! São Paulo: Boitempo, 2018.
– As bifurcações da ordem. Revolução, cidade, campo e indignação. Coimbra: Almedina, 2017.
– A difícil democracia. Reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
– As bifurcações da ordem. Revolução, cidade, campo e indignação. São Paulo: Cortez, 2016.
–  A justiça popular em Cabo Verde. Coimbra: Almedina, 2015.
– A justiça popular em Cabo Verde. São Paulo: Editora Cortez, 2015.
– O direito dos oprimidos. São Paulo: Editora Cortez, 2014.
– O direito dos oprimidos. Coimbra: Editora Almedina, 2014.
– A cor do tempo quando foge. Uma história do presente – crônicas 1986-2013. São Paulo: Editora Cortez, 2014.
– Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. Coimbra: Editora Almedina, 2013.
– Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 
São Paulo: Cortez Editora, 2013.

– Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade – 9ª edição, revista e aumentada. Coimbra: Almedina, 2013. Também publicado no Brasil, pela Editora Cortez (14ª edição, revista e aumentada).

LANÇAMENTO DO LIVRO

Afropean. Notes From Black Europe (Penguin, UK)

Um livro de viagem e fotografia que revela o continente europeu a partir de um conjunto de comunidades de origem africana, de Lisboa a Moscovo, passando Paris, Estocolmo, etc…O livro será publicado pela Editora Penguin, no Reino Unido, a 6 de junho.

Johny Pitts  é editor da AFROPEAN. Adventures in Black Europe. uma das mais influentes plataformas da cultura afrodescente na Europa.É atualmente colaborador da BBC, tendo trabalhado durante dez anos em televisão como escritor e apresentador, na MTV, Sky One, ITV, Channel 4 e Discovery Channel. É também um autor publicado e premiado (Decibel Penguin Prize para jovens escritores).

2019-09-07T19:53:21+00:00